Como lavar os pincéis de make?

IMG_0360

 

Amiga, quando nós falamos de maquiagem, sempre pensamos logo naquela base MARA, naquele batom perfeito, naquela sombra divosa, em como esfumar, e tal… Mas esquecemos de algo muito importante que também faz parte desse mundo de makes: a lavagem dos pincéis.

Sim! Há quanto tempo você não lava seus pincéis? Sei que a maioria das meninas nem se liga muito nisso, mas os pincéis tem que estar sempre limpinhos, já que essa sujeirinha de produto acumulado nas cerdas pode provocar a proliferação de fungos e bactérias, podendo causa até mesmo doenças de pele.

Então eu selecionei alguns dos meus pincéis, os que estavam precisando de banho, e vou te mostrar como eu faço:

IMG_0366

Sempre coloque o pincel em água corrente nessa posição, com as cerdas apontadas para baixo, porque se a água entrar muito nessa parte metálica, onde estão coladas as cerdas, pode danificar seu pincel, as cerdas podem descolar.

IMG_0368

Hoje existem no mercado alguns produtos higienizadores de pincéis, especificamente pra isso, mas eu uso um shampoo anti-resíduos e sem sal. Pode usar também shampoo de bebê.

Os pincéis de base e corretivo são os que mais acumulam já que os produtos costumam ser líquidos ou cremosos, então da primeira vez que você passar o shampoo, ele nem vai espumar. Você vai notar a quantidade de resto de produto que vai sair, e vai aplicando shampoo até começar a ver espuma mais “limpa”.

IMG_0370

E sempre esfregue o pincel apontado para baixo, pra que essa espuma também não entre na parte de dentro do pincel.

IMG_0372

Quando você espremer as cerdas e ver somente água limpa escorrer, e não mais aquela cor do produto, então você enxágua direitinho, mexendo delicadamente as cerdas pra tirar bem o shampoo.

IMG_0373

Depois de lavar todos, de um por um, você coloca pra secar na sombra assim em cima de uma toalha, e tendo o cuidado de deixar as cerdas deles assim juntinhas, bem organizadas pra não secarem tortos, porque eles podem perder a forma.

Se você usa make todo dia, é bom você tentar fazer essa limpeza uma vez na semana, tipo no domingo (no meu caso normalmente não saio no domingo, portanto não uso make então dá tempo os pinceis secarem), mas se você só usa mesmo quando vai sair, pode fazer isso a cada 15 dias, ou conforme a necessidade, quando você notar que os pincéis estão já com um tanto de produto acumulado.

O importante, amiga, é você não esquecer que tem que lavar os queridos pincéis, porque é uma questão mesmo de higiene e até de saúde pra sua pele, ok?

Bjooo

2 ideias sobre “Como lavar os pincéis de make?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *